top of page

A MORTE DA AMENDOEIRA – A árvore infelizmente teve um destino trágico



Serei sempre um entusiasta do desenvolvimento que visa à melhoria de nosso município, leis e projetos que beneficiem nossa comunidade serão sempre bem-vindos. Igualmente os esforços para a instalação de um Fórum de Justiça em nossa cidade, algo elogiável e congratulamos aos que fazem a gestão municipal pela conquista.


Todavia, mesmo os projetos de desenvolvimento atuais devem estar alinhados com a preservação do meio ambiente – a engenharia e arquitetura sustentável nos dias atuais – são práticas relativamente comuns. Logo não podemos deixar de notar a falta de cuidado ou de conhecimento na condução da terraplanagem deste projeto.


Fiquei particularmente triste ao ver uma árvore já bem desenvolvida (amendoeira), com no mínimo 7 metros de altura e de copa, de cerca de 1 metro de grossura (diâmetro), que foi simplesmente cortada; deixando a indagação: numa área de 3.600m2 disponibilizada para a construção do referido fórum não haveria espaço no projeto arquitetônico para uma amendoeira? Ela não poderia ser aproveitada nem ao menos para sombrear um possível estacionamento?


Acredito que em algum momento no passado ao reformar a Praça Laurentino Gomes provavelmente alguém sugeriu que nossa Mangueira fosse cortada, suspeito que outra pessoa de visão há época disse: NÃO! não corta. E graças a essa iluminada pessoa hoje temos nossa bela e intocável Mangueira que é um dos principais símbolos do município, infelizmente faltou esse olhar diferenciado para evitar a morte da amendoeira.


A árvore infelizmente teve um destino trágico, foi sacrificada; sei que não houve maldade por parte dos executores, o que aconteceu foi à falta de um olhar diferenciado, de uma visão mais apurada, precisamos avançar sim, sobretudo com profissionalismo e equipe multidisciplinar. Acredito sinceramente na boa vontade dos gestores, porém precisamos planejar mais e melhor.


Esperamos que os gestores usando de notória responsabilidade e inteligência acrescente ao projeto arquitetônico também um projeto de arborização compensando assim o infeliz incidente.


Por Neilson Gomes


Comments


©2023 por Neilson Gomes.

bottom of page